sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tema 2 "A construção do texto opinativo"

referência no GUIA     (“Nações não tão unidas”, págs. 68-71)
Etapa 1 "Reconhecimento do texto opinativo"
Após fazer a leitura do texto “Nações não tão unidas”. Façam um levantamento dos vocábulos que desconhecem e procurem seu significado no dicionário.
Questão 1

Levando em conta os conhecimentos adquiridos acerca dos tipos de texto, responda: Sobre as características do texto lido.
a)  Quais são as características do texto lido?
EDITORIAL  ou seja, Texto opinativo.
O editorial é um artigo que exprime a opinião do órgão jornalístico. Geralmente, é escrito pelo redator-chefe , possuindo uma linguagem própria, e publicado com destaque na Segunda ou terceira página do jornal ou da revista.
As características da linguagem são: ser formal, padrão, objetiva, conceitual; por ser impessoal, emprega-se a terceira pessoa; quanto ao conteúdo, sua estrutura é dissertativa, organizada em tese (apresentação sucinta de uma questão a ser discutida); desenvolvimento ( possuir argumento e contra-argumentos indispensáveis à discussão e à defesa do ponto de vista do jornal) e conclusão ( síntese das idéias anteriormente desenvolvidas) Além disso, deve-se usar exemplos que ilustram o assunto em questão. Possuir coerência entre o título e o conteúdo, não ter assinatura e expressa o ponto de vista do veículo ou da empresa responsável pela publicação.
Desta forma, o editorial é um texto opinativo, cujas idéias expressas contêm a visão de seus responsáveis. (Referência bibliográfica: CEREJA, William R. & MAGALHÃES, Thereza C. Português: Linguagens. São Paulo: Atual editora, 1994, V.2)
.b) Como ele está organizado?
 Do ponto de vista formal,esse tipo se caracteriza eminentemente pela presença de uma tese e de argumentos e que figura especialmente em jornais e revistas.A tese consiste na explicitação do ponto de vista adotado pelo enunciadorem relação a um dado tema. Geralmente isso é feito por meio de uma afirmação ou de uma pergunta (neste último caso, a intenção do produtor é responder à indagação no decorrer da abordagem). Comumente, por uma questão de praticidade, o enunciador evidencia

seu posicionamento no início do texto.Quanto ao argumento, este pode ser definido como o procedimento linguístico utilizado pelo enunciador com vista à comprovação da tese defendida.
O argumento, desse modo, busca persuadir o enunciatário; em outras palavras, pretende levá-lo a aderir à tese proposta. O que pode ser utilizado como argumento com o intuito de comprovar
algo, é o emprego de definições, ilustrações, exemplos, comparações, enumerações, dados estatísticos, raciocínios que estabeleçam relações de causa e consequência, enfim, de uma gama infinita de meios que se prestem a comprovar a opinião sobre algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário