sábado, 7 de novembro de 2009

Etapa 6 | Reescrita de texto

Nesta etapa, troquem os textos entre si e destaquem da redação dos colegas os trechos mais problemáticos,a fim de que estes sejam transcritos.

Etapa 5 | Correção de textos

Como atividade a ser realizada em casa, façam a leitura atenta das páginas 156-157, em que é analisado o

tema proposto pela Fuvest em 2009. A seguir, a escrita de uma redação sobre tal proposta temática. Vocês devem trazer esse texto para ser lido, corrigido e reescrito em sala de aula.

Etapa 4 | Reescrita de texto

Lembrem-se de que a escrita de um texto é um processo que exige essencialmente conhecimentos e escolhas; não se trata, portanto, de preenchimento aleatório de linhas. A proposta é que , com base nos critérios de correção estudados e aplicados na etapa 3, sejam capazes de reescrever totalmente o texto dissertativo sobre o tema “As relações entre o homem e a TV”.

  

Etapa 3 | Familiarização com os critérios de correção do texto dissertativo.

.(Leiam as páginas páginas 154-155).
A televisão é o mais importante veículo de comunicação de massa.O homem tem se relacionado de modo negativo com tal mídia. As novelas, ainda que bastante estereotipadas, são vistas por milhares de pessoas. Aos domingos, muitos também gastam seu tempo com programas de auditório repetitivos. Desse modo, observa-se que, durante a semana, diversos indivíduos assistem às mesmices na novela e, no domingo, acompanham-nas nos programas de auditório. A liberdade e a democracia, conquanto sejam ideais dos homens. Hoje em dia, portanto, os telespectadores selecionam criteriosamente o que ver e, assim, mantêm uma relação inteligente com a TV.
O texto foi propositalmente redigido sem falhas na ortografia, na regência, na pontuação e na acentuação; o objetivo disso é que vocês percebam a escrita de um texto como algo que vai além do domínio da norma culta.
Questão 6
Levando em consideração os critérios de avaliação do texto dissertativo referidos nas páginas 154-155, apontem quais os defeitos do texto transcrito , a respeito do tema “As relações entre o homem e a TV”, e procurem analisar o seguinte:
Aspectos coesivos referentes

a) ao emprego de conectores entre as orações,os períodos e os parágrafos;
b) à estruturação sintática dos períodos; Aspectos macroestruturais relativos à
c) adequação entre tema e tese;
d) adequação entre tese e desenvolvimento;
e) apresentação de argumentos;
f) formulação do desfecho.
Baseando-se nos critérios de correção apontados, uma análise possível seria esta:
I) Note a quebra entre o primeiro e o segundo parágrafos, pois as afirmações não se coadunam inicialmente, o enunciador está centrado nos meios de comunicação; na assertiva que segue, sem nenhuma marca que aponte um desvio de rota, o enunciador direciona o foco ao homem. A suposta tese colocada no parágrafo inicial indica um caminho a seguir no desenvolvimento. Porém, sem aviso, toma um rumo diferente no suposto desenvolvimento, que certamente, em razão disso, exigiria a formulação de uma outra tese.
II) Observe que o conectivo “desse modo”, que inicia o terceiro parágrafo, foi utilizado de forma equivocada. Tal conectivo deve introduzir um enunciado que explicite, ratifique ou ilustre a sequência anterior. No caso em questão, convém notar que as informações do segundo e do terceiro parágrafos são as mesmas. Temos, então, duas falhas: uma na coesão, relativa ao mau uso do conectivo; outra na progressão textual, levandose em conta o fato de não haver no trecho, como deveria, o acréscimo de ideias, mas a mera repetição destas.
III) Veja que há uma falha grave na coesão quando se chega ao quarto parágrafo. Primeiramente, verifica-se que o enunciado está “solto”, isto é, não se relaciona nem com a sequência anterior nem com a posterior. Em segundo lugar, constata-se um problema na estruturação sintática do período: note-se
a incompletude deste. Em “a liberdade e a democracia, conquanto sejam ideais dos homens”, falta o predicado da oração principal. O enunciador começou a sequência da oração principal, interrompeu-a (com uma oração subordinada adverbial concessiva) e se esqueceu de completá-la.
IV) Note que o conectivo “portanto” do último parágrafo também não se justifica; nesse caso, observa-se que a ideia apresentada no fim do texto está em desacordo com a expressa no segundo parágrafo. Aqui, há duas falhas: uma na coerência, em vista da incompatibilidade de ideias; outra (nesse caso, decorrente
da primeira) na coesão. (Não é possível ligar informações incompatíveis por meio do conectivo “portanto”; este deve introduzir um enunciado que evidencie explicação, confirmação ou decorrência do que fora dito antes.)
V) Observe, também, que há um equívoco no que diz respeito à formulação da tese. Se o tema proposto é “As relações entre o homem e a TV”, qual a razão de começar dizendo que “A televisão é o principal veículo de comunicação de massa”? Tal formulação de tese poderia ser aceitável se o tema fosse, por exemplo,
“Os meios de comunicação de massa” ou “A importância dos meios de comunicação na atualidade”. A tese deveria explicitar algo acerca de como o homem interage com a TV. Convém ainda uma observação relativa ao “modo de dizer” do enunciador: afirmar algo de modo tão genérico pode ser bem perigoso, do ponto de vista da persuasão. No caso, alguém poderia poderia facilmente contra-argumentar assegurando, por exemplo, que o mais importante veículo de comunicação de massa é a internet (ou o rádio). É preciso cuidado, portanto, com o uso de generalizações.
VI) Deve-se notar também que do ponto de vista da persuasão não é nada eficaz uma afirmação como esta: “O homem tem se relacionado de modo negativo com tal mídia”. Nesse caso, seria muito mais elucidativo demonstrar o que seria este “modo negativo” por meio de exemplos, comparações, enumerações.
VII) Observa-se que o texto está cheio de afirmações, contudo desprovido de argumentos capazes de comprová-las. Além do uso da expressão “modo negativo”, é possível observar outros vocábulos, como “liberdade”, “democracia”, “relação inteligente”, utilizados, no texto, de modo absolutamente impreciso,
pelo fato de serem polissêmicos e de o enunciador do texto não ter explicitado o sentido empregado em cada caso.

Etapa 2 "Compreensão da estrutura do texto dissertativo"

(Façam a leitura das páginas 152-153.)
Questão 3
Qual diferença, segundo o texto, entre “abordagem” e “tese”. Aproveitando o exemplo temático referido pelo autor (“O desafio de conviver com a diferença” / Enem 2007), redija um parágrafo dissertativo introdutório, em que figurem tese e abordagem.
Estudantes observem que, de acordo com o texto, tese é a principal ideia que se formula sobre um tema proposto. Quanto à abordagem, trata-se da ótica (científica, religiosa, artística, sociológica, filosófica etc.) em que a tese será enfocada.
Questão 4
O que é argumento e qual sua finalidade? O que é progressividade textual? Retome o parágrafo introdutório escrito na questão 3 e acrescente a ele um parágrafo de argumentação.
Argumento é o raciocínio, a prova; sua finalidade é persuadir o enunciatário a aceitar a tese defendida pelo enunciador. A progressividade (ou progressão) textual designa o acréscimo de informações novas aos enunciados precedentes. Observar que o tema deve ser mantido ao longo do texto, mas os argumentos
precisam ser diversificados, ou seja, não podem consistir na mera repetição de ideias.
Questão 5
Segundo o autor, por que são frequentes as falhas no momento da construção do desfecho? Quais as recomendações do enunciador para que se redija uma conclusão adequada? Retome os parágrafos que escreveu nas questões 3 e 4 e, em vista da tese e da argumentação apresentadas, formule uma conclusão.
O autor afirma que muitos produtores de texto entendem que concluir o texto é solucionar, obrigatoriamente, o problema referido na proposta temática. Desse modo, o autor chama a atenção especialmente dos jovens para que estes, ao finalizarem um texto, apenas concluam o raciocínio proposto no início. Observe que o parágrafo introdutório deve apresentar uma tese, isto é, aquilo que se pretende comprovar. Espera-se que o autor exponha a seguir sua argumentação e, no fim do texto, retome a tese como algo já comprovado em vista do que foi exposto..

Tema 3 A redação no vestibular e no Enem

Referência no GUIA (“Pequeno manual para redação”, págs. 150-157)SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Etapa 1 "Reconhecimento da função do manual e compreensão de suas propostas iniciais.(Leiam as páginas 150-151)
Questão 1
Qual a finalidade de um manual? O que se pode prever de um texto intitulado “Pequeno manual de redação”?
Um manual é um texto que traz, de modo sintético, alguns ensinamentos acerca de algo(ciência, arte, tecnologia, ofício, religião etc.). Isso significa que o manual deve ser devidamente lido e compreendido, a fim de que se conheçam e assimilem procedimentos, “modos de fazer”. No caso específico de um manual de redação, a expectativa é que trate de conhecimindispensáveis a todo aquele que pretende redigir de modo eficaz.
Questão 2
O autor do texto pretende ensinar a produção de um tipo específico de texto? Que texto é esse? O enunciador menciona uma etapa anterior à escrita como sendo uma das mais relevantes. Qual é essa etapa e por que é tão importante? Depois dessa etapa, quais as orientações iniciais que o autor fornece àqueles que objetivam redigir bem esse tipo de texto?
O enunciador do texto discorre acerca da produção de textos dissertativo-argumentativos para os exames vestibulares, mencionando a importância de diversos aspectos. Nota-se que o autor, em dois momentos do texto, destaca uma etapa precedente à escrita, imprescindível a esta, que é a de leitura. Inicialmente, aborda a importância da leitura no momento de preparação do vestibulando, para a formação de um repertório, ou seja, para a sedimentação de conhecimentos, do “conteúdo” de escrita do texto. (Convém salientar que, ao recomendar ao candidato a formação do repertório por meio de livros, jornais, cinema e teatro, o autor propõe um conceito de leitura que não se restringe à decodificação da palavra.) Num segundo momento, o autor faz um alerta ao vestibulando: este não pode descuidar, na prova, da leitura atenta da proposta de redação. Isso porque inúmeras vezes uma leitura apressada leva a uma compreensão inadequada do tema e, consequentemente, à produção de um texto com abordagem equivocada. Em relação aos tipos de tema, o autor afirma que estes costumam pender para os de caráter histórico ou antropológico. Depois das orientações referentes à leitura, ao “conteúdo” ("aquilo que se diz"), o enunciador menciona aquelas concernentes à “forma” ("o modo como se diz"). Ele sugere ao candidato, por exemplo, que planeje sua escrita e que o faça observando o modelo ortodoxo de divisão macroestrutural do texto – introdução, desenvolvimento e conclusão -, cuja função é organizar o conteúdo.