sábado, 7 de novembro de 2009

Tema 3 A redação no vestibular e no Enem

Referência no GUIA (“Pequeno manual para redação”, págs. 150-157)SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Etapa 1 "Reconhecimento da função do manual e compreensão de suas propostas iniciais.(Leiam as páginas 150-151)
Questão 1
Qual a finalidade de um manual? O que se pode prever de um texto intitulado “Pequeno manual de redação”?
Um manual é um texto que traz, de modo sintético, alguns ensinamentos acerca de algo(ciência, arte, tecnologia, ofício, religião etc.). Isso significa que o manual deve ser devidamente lido e compreendido, a fim de que se conheçam e assimilem procedimentos, “modos de fazer”. No caso específico de um manual de redação, a expectativa é que trate de conhecimindispensáveis a todo aquele que pretende redigir de modo eficaz.
Questão 2
O autor do texto pretende ensinar a produção de um tipo específico de texto? Que texto é esse? O enunciador menciona uma etapa anterior à escrita como sendo uma das mais relevantes. Qual é essa etapa e por que é tão importante? Depois dessa etapa, quais as orientações iniciais que o autor fornece àqueles que objetivam redigir bem esse tipo de texto?
O enunciador do texto discorre acerca da produção de textos dissertativo-argumentativos para os exames vestibulares, mencionando a importância de diversos aspectos. Nota-se que o autor, em dois momentos do texto, destaca uma etapa precedente à escrita, imprescindível a esta, que é a de leitura. Inicialmente, aborda a importância da leitura no momento de preparação do vestibulando, para a formação de um repertório, ou seja, para a sedimentação de conhecimentos, do “conteúdo” de escrita do texto. (Convém salientar que, ao recomendar ao candidato a formação do repertório por meio de livros, jornais, cinema e teatro, o autor propõe um conceito de leitura que não se restringe à decodificação da palavra.) Num segundo momento, o autor faz um alerta ao vestibulando: este não pode descuidar, na prova, da leitura atenta da proposta de redação. Isso porque inúmeras vezes uma leitura apressada leva a uma compreensão inadequada do tema e, consequentemente, à produção de um texto com abordagem equivocada. Em relação aos tipos de tema, o autor afirma que estes costumam pender para os de caráter histórico ou antropológico. Depois das orientações referentes à leitura, ao “conteúdo” ("aquilo que se diz"), o enunciador menciona aquelas concernentes à “forma” ("o modo como se diz"). Ele sugere ao candidato, por exemplo, que planeje sua escrita e que o faça observando o modelo ortodoxo de divisão macroestrutural do texto – introdução, desenvolvimento e conclusão -, cuja função é organizar o conteúdo.

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