quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cronologia e características dos movimentos literários

Estilo: Trovadorismo     1189/1198
Principais ObrasA Ribeirinha 
Autor: Paio Soares de Taveirós
Gêneros: cantigas (poesia), novelas de cavalaria, nobiliários, hagiografias.
Características:Cantigas de Amor: sofrimento, idealização, eu-lírico masculino, ambiente da Corte, dama inacessível, caráter análítico-descursivo.



Cantigas de Amigo: eu-lírico feminino, confessional, ambiente popular, paixão incorrespondida, reaalista, narrativo-descritiva.

Cantigas de Escárnio e Maldizer: críticas indiretas ou diretas de pessoas ou fatos de uma época. Rica fonte de documentação.

Estilo: Humanismo 1418

Principal autor:: Fernão Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo.
Características

Gêneros: historiografia, teatro popular, prosa doutrinária.
Gil Vicente (teatro)
Teatro: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição.
Classicismo  Quinhentismo    1527



Sá de Miranda
Introdução da medida nova.
Gêneros: poesia lírica, épica, teatro e crônicas.
Camões (poesia)
1500 (Quinhentismo)
1º Documento escrito em terras brasileiras: Carta a D. Manuel.
Gêneros: poesia lírica e épica, teatro e crônicas.
Pero Vaz de Caminha
José de Anchieta
Caracteristicas
Valorização do homem (antropocentrismo); paganismo (maravilhoso pagão); superioridade do homem sobre a natureza; objetividade; racionalismo; universalidade; saber concreto em detrimento do abstrato; retomada dos valores greco-romanos; rigor métrico, rímico e estrófico: equilíbrio e harmonia.

Estilo:  Barroco 1580

Portugal: Morte de Camões
 Contexto Historico: Portugal sob o domínio espanhol.


Gêneros: oratória sacra, política e social; poesia religiosa, satírica e lírico-amorosa.


:Autor. Antônio Vieira (oratória)


1601 Brasil
Autor: Bento Teixeira: publicação de Prosopopéia
Gregório de Matos (poesia)
Caracteristicas:

Arte dos contrastes: antinomia homem - céu, homem - terra; visualização e plasticidade; fugacidade; não-racionalismo; unidade e abertura (perspectivas múltiplas para o observador); luta entre o profano e o sagrado. Culto a elementos evanescentes (água/vento). Sentido de transitoriedade da vida; carpe diem (aproveitar o momento); valorização do presente, movimento ligado ao espírito da Contra - Reforma; jogos de metáforas; riqueza de imagens; gosto pelo pormenor; malabarismo verbal – uso de hipérbato, hipérbole, metáforas e antíteses.

Arcadismo 1756

Portugal: Fundação da Arcádia Lusitana.
Gênero: poesia
Autor:  Bocage (poesia)
Brasil    1768
Principal autor portugues: Cláudio Manuel da Costa:
Obras Poéticas
Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga (poesia lírica e épica)
Basílio da Gama e Santa Rita Durão (poesia épica)
Arte do equilíbrio e harmonia; busca do racional, do verdadeiro e da natureza; retorno às concepções de beleza do Renascimento; poesia objetiva e descritiva; aurea mediocritas: o objetivo arcádico de uma vida serena e bucólica; pastoralismo; valorização da mitologia; técnica da simplicidade. Literatura linear e regrada: inutilia truncat (cortar o inútil).

Romantismo 1825

Principal autor Portugues: Almeida Garrett
Publicação do poema Camões
Gêneros: prosa (romance e novela)
poesia e teatro.

Romantismo no Brasil 1836

Principais autores brasileiros:  Gonçalves de Magalhães
Publicação de Suspiros Poéticos e Saudades
Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves.
Prosa: (urbanos) Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida; (regionalistas) Alencar, Bernardo Guimarães, Taunay; (indianista-histórico) Alencar
Caracteristicas

1ª Geração: nacionalismo, ufanismo, natureza, religião (cristianismo), indianismo/medievalismo.

2ª Geração: mal do século, evasão, solidão, profundo pessimismo, anseio da morte.
3ª Geração: condoreirismo, liberdade, oratória de reivindicação, transição para o Parnasianismo, literatura social e engajada.
Geral: imaginação, fantasia, sonho, idealização, sonoridade, simplicidade, subjetivismo, sintaxe emotiva, liberdade criadora.


 

Pessoal estude a linha do tempo literária...

Linha do tempo literária (RESUMO)

Trovadorismo Trovadorismo foi a escola literária que se fazia na época da Idade Média, baseava-se em cantigas preparadas para divertir o povo e a nobreza. Teve forte influência da Igreja Católica, já que era ela quem controlava as expressões artísticas e culturais da época.


Humanismo Humanismo foi um movimento cultural que, além do estudo e da imitação dos autores greco-latinos, fez do homem objeto de conhecimento, reivindicando para ele uma posição de importância no contexto do universo, sem, contudo, negar o valor supremo de Deus.


Classicismo Classicismo foi o movimento literário que resgatou os valores e as culturas greco-latinos de forma mais intensa. Exaltando sua nação ao invés da mitologia antiga como faziam os clássicos, o poeta Camóes, através da obra Lusíadas relatou a História de Portugal através de histórias dos bravos guerreiros.


Barroco Foi um movimento literário da Contra-Reforma, ou seja, da transformação da Igreja Católica, em detrimento da Protestante. Os autores barrocos expressam o conflito interno que as pessoas viviam na época, os principais foram: Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.


Arcadismo Arcadismo foi um movimento resultado de uma reação anti-barroca, surgindo nos finais do Século XVIII retomou algumas características literárias do Classicismo, como o equilíbrio e a racionalidade, ficando também conhecida como Neoclassicismo.


Romanstismo Romantismo foi o movimento da expressão burguesa nas artes, nas ciências e na cultura. Defendendo a liberdade de expressão, inspirado na frase célebre da Revolução francesa "Liberdade, igualdade e fraternidade".


Realismo "O realismo é uma reação contra o romantismo: o romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houver na nossa sociedade". Eça de Queiroz.


Naturalismo O naturalismo pode ser considerado como um realismo mais radical, pois também utilizava a literatura para descrever a realidade, porém com a diferença de se munir de teorias científicas poderosíssimas para constituir seu ponto-de-vista em relação ao mundo: o materialismo e o determinismo.


Parnasianismo O Parnasianismo foi a escola literária que consagrou o labor do poeta. Foi este movimento que retornou ao clássico, buscando sempre a perfeição poética e estética nas suas obras. Refletiu bastante através da poesia sobre o próprio ato poético. Além de caracterizar-se por um exagero nas formas de seus sonetos.


Simbolismo O que mais caracterizou o simbolismo foi o seu misticismo. Os poetas simbolistas não tentavam fazer poesias compreesíveis, pois eles queriam que os leitores se sensibilizassem para a construção poética, por isso utilizavam muitos símbolos, metáforas, linguagem figurada que sugerissem sensaçõe aos leitores.


Pré-Modernismo "Atualmente, nessa hora de tristes apreensões para o mundo inteiro, não devemos deixar de pregar, seja como for, o ideal de fraternidade e de justiça entre os homens e um sincero entendimento entre eles. E o destino da literatura é tornar sensível, assimilável, vulgar, esse grande ideal de pouco a todos, para que ela cumpra ainda uma vez a sua missão." Lima Barreto.


Modernismo O modernismo foi um movimento que buscou arrancar-se das correntes estéticas do parnasianismo. Os autores modernistas refutavam tudo o que era antigo para construir uma nova poética, livre de qualquer tipo de regras. Teve forte influência das Vanguardas européias, que eram movimentos artísicos que se iniciaram na europa e se espalharam pelo mundo declarando seu amor estético pela liberdade.


TAREFA...

As tarefas servem para fixar as aprendizagens.

Todas as propostas de tarefas são de acordo com as atividades do caderno do aluno e de acordo com as explicações da professora em classe.Além disso, as tarefas são avaliadas e vão formar um conceito para a média.
Que tal dedicar mais tempo e atenção a elas?
Bom trabalho.
Vocês sabem que eu acredito em vocês.
Beijos
Pro Eliete

Auto da Barca do Inferno

Análise da obra de Gil Vicente

Márcia Lígia Guidin*

Antes de mais nada, "auto" é uma designação genérica para peça, pequena representação teatral. Originário na Idade Média, tinha de início caráter religioso; depois tornou-se popular, para distração do povo. Foi Gil Vicente (1465-c. 1537) que introduziu esse tipo de teatro em Portugal.
O "Auto da Barca do Inferno" (c. 1517) representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral. O cenário é uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraíso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao paraíso ou ao inferno.

Resumo do enredo
Os mortos começam a chegar. Um fidalgo é o primeiro. Ele representa a nobreza, e é condenado ao inferno por seus pecados, tirania e luxúria. O diabo ordena ao fidalgo que embarque. Mas ele, arrogante, julga-se merecedor do paraíso, pois deixou muita gente rezando por ele. Recusado pelo anjo, encaminha-se, frustrado, para a barca do inferno; mas tenta convencer o diabo a deixá-lo a rever sua amada, pois esta "sente muito" sua falta. O diabo destrói seu argumento, afirmando que ela o estava enganando.
Um agiota chega a seguir. Ele também é condenado ao inferno por ganância e avareza. Tenta convencer o anjo a ir para o céu, mas não consegue. Também pede ao diabo que o deixe voltar para pegar a riqueza que acumulou, mas é impedido e acaba na barca do inferno.
O terceiro indivíduo a chegar é o parvo (um tolo, ingênuo). O diabo tenta convencê-lo a entrar na barca do inferno; quando o parvo descobre qual é o destino dela, vai falar com o anjo. Este, agraciando-o por sua humildade, permite-lhe entrar na barca do céu.
Mais personagens
A alma seguinte é a de um sapateiro, com todos os seus instrumentos de trabalho. Durante sua vida enganou muitas pessoas, e tenta enganar também o diabo. Como não consegue, recorre ao anjo, que o condena como alguém que roubou do povo.
O frade é o quinto a chegar... com sua amante. Chega cantarolando. Sente-se ofendido quando o diabo o convida a entrar na barca do inferno, pois, sendo representante religioso, crê que teria perdão. Foi, porém, condenado ao inferno por falso moralismo religioso.
Brísida Vaz, feiticeira e alcoviteira, é recebida pelo diabo, que lhe diz que seu o maior bem são "seiscentos virgos postiços". Virgo é hímen, representa a virgindade. Compreendemos que essa mulher prostituiu muitas meninas virgens, e "postiço" nos faz acreditar que enganara seiscentos homens, dizendo que tais meninas eram virgens. Brísida Vaz tenta convencer o anjo a levá-la na barca do céu inutilmente. Ela é condenada por prostituição e feitiçaria.

Judeus e "cristãos novos"

A seguir, é a vez do judeu, que chega acompanhado por um bode. Encaminha-se direto ao diabo, pedindo para embarcar, mas até o diabo recusa-se a levá-lo. Ele tenta subornar o diabo, porém este, com a desculpa de não transportar bodes, o aconselha a procurar outra barca. O judeu fala então com o anjo, porém não consegue aproximar-se dele: é impedido, acusado de não aceitar o cristianismo. Por fim, o diabo aceita levar o judeu e seu bode, mas não dentro de sua barca, e, sim, rebocados.



Tal trecho faz-nos pensar em preconceito anti-semita. É necessário entender, porém, que durante o reinado de dom Manuel, de 1495-1521, muitos judeus foram expulsos de Portugal, e os que ficaram, tiveram que se converter ao cristianismo, sendo perseguidos e chamados de "cristãos novos". Ou seja, Gil Vicente segue, nesta obra, o espírito da época.





Representantes do judiciário

O corregedor e o procurador, representantes do judiciário, chegam, a seguir, trazendo livros e processos. Quando convidados pelo diabo para embarcarem, começam a tecer suas defesas e encaminham-se ao anjo. Na barca do céu, o anjo os impede de entrar: são condenados à barca do inferno por manipularem a justiça em benefício próprio. Ambos farão companhia à Brísida Vaz, revelando certa familiaridade com a cafetina - o que nos faz crer em trocas de serviços entre eles e ela...
O próximo a chegar é o enforcado, que acredita ter perdão para seus pecados, pois em vida foi julgado e enforcado. Mas também é condenado a ir ao inferno por corrupção.

Por fim, chegam à barca quatro cavaleiros que lutaram e morreram defendendo o cristianismo. Estes são recebidos pelo anjo e perdoados imediatamente.

O bem e o mal
Como você percebeu, todos os personagens que têm como destino o inferno possuem algumas características comuns, chegam trazendo consigo objetos terrenos, representando seu apego à vida; por isso, tentam voltar. E os personagens a quem se oferece o céu são cristãos e puros. Você pode perceber que o mundo aqui ironizado pelo autor é maniqueísta: o bem e o mal; o bom e o ruim são metades de um mundo moral simplificado.

Características
O "Auto da Barca do Inferno" faz parte de uma trilogia (Autos da Barca "da Glória", "do Inferno" e "do Purgatório"). Escrito em versos de sete sílabas poéticas, possui apenas um ato, dividido em várias cenas. A linguagem entre os personagens é coloquial - e é através das falas que podemos classificar a condição social de cada um dos personagens.

Valores de duas épocas
Escrita na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a obra oscila entre os seus valores morais de duas épocas: ao mesmo tempo que há um severa crítica à sociedade, típica da Idade Moderna, a obra também está religiosamente voltada para a figura de Deus, o que é uma característica medieval.

A sátira social é implacável e coloca em prática um lema, que é "rindo, corrigem-se os defeitos da sociedade". A obra tem, portanto, valor educativo muito forte. A sátira vicentina serve para nos mostrar, tocando nas feridas sociais de seu tempo, que havia um mundo melhor, em que todos eram melhores. Mas é um mundo perdido, infelizmente. Ou seja, a mensagem final, por trás dos risos, é um tanto pessimista.
Ensino Médio


A Hora da Estrela

Análise da obra de Clarice Lispector

Oscar D'Ambrosio*

A atriz Marcélia Cartaxo fez Macabéa na adaptação de Suzana Amaral para o romance

Escritora nascida na Ucrânia mas radicada no Brasil desde criança, Clarice Lispector (1920 - 1977) é um caso ímpar na literatura nacional, já que sua abordagem intimista, questionadora sobre os tênues limites entre a ficção e a realidade - e sobre o próprio ato de escrever -, surge numa época em que predominava o romance regionalista, com denúncias sociais sobre a vida no Nordeste.
O impacto de sua prosa foi tamanho, que a escritora e filósofa francesa Hélène Cixous chega a dividir a literatura brasileira em dois momentos: A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice). O último livro da autora, publicado no ano de sua morte, aparentemente narra apenas o sofrimento da migrante alagoana Macabéa no Rio de Janeiro.
    A estrutura, porém, é bem mais complexa. Há, no texto, um tripé: a vida comum e sem graça de Macabéa; a história do narrador Rodrigo; e a reflexão dele sobre a escritura. A habilidade de Clarice está em articular esses planos de uma maneira que não dificulta a leitura ou deixa o texto empolado ou pernóstico.
     Sonhadora e ingênua, Macabéa é o retrato da saga sem glamour de uma brasileira perante um outro Brasil, que ela desconhece. Seu namoro com Olímpico de Jesus, nome pleno de ironia, já que ele não tem nada das poderosas divindades gregas que habitavam o Monte Olimpo e muito menos do lado humano da Santíssima Trindade católica, não tem futuro algum.
Ascensão social
Macabéa é trocada por Glória, colega de trabalho que, por ter um pai açougueiro, parecia oferecer ao também nordestino Olímpico uma possibilidade de ascensão econômica e social. A desilusão afetiva soma-se a uma progressiva degradação do corpo, causada por uma tuberculose.

É justamente Glória, outro nome bastante crítico, já que ela pouco tem para ser glorificado, que aconselha a deprimida Macabéa a encontrar uma orientação para a sua vida, aparentemente sem sentido, numa cartomante, Madame Carlota, que anuncia um futuro pleno de felicidade com um estrangeiro.

Mercedes-Benz

Ao sair desse encontro, com a cabeça literalmente nas nuvens, Macabéa é atropelada por um Mercedes-Benz. Termina assim uma existência em que predomina um grande vazio existencial, contada com momentos que evocam James Joyce, na forma como trata livremente a narrativa, e Virginia Woolf, no que diz respeito à maneira de enfocar a riqueza interior feminina.
    Em sua sofisticada aula de escritura, a autora cria a saga de um personagem que, se, por um lado, alerta para o drama social da migração, acima de tudo, constrói um exercício do próprio ato de escrever e dos limites entre criador (Clarice), narrador (Rodrigo) e personagem (Macabéa), um triângulo marcado pelo constante questionamento existencial.
      A estrela do símbolo da Mercedes funciona de maneira metafórica, pois causa a morte da protagonista. Por outro lado, é apenas com a sua morte que Macabéa consegue dar destaque a sua vida, com seu corpo desfalecido no meio da rua. Morta, torna-se estrela por um dia. A sua hora de aparecer chegou, melancólica, como toda a sua existência.
       Oscar D'Ambrosio, jornalista, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é crítico de arte e integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (Aica - Seção Brasil).

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Alunos assunto referente: Resumos

         Atenção meus queridos.
         Por mais trabalhoso seja, inicialmente, o exercício para se aprender a fazer resumos válidos e acadêmicos, metodologicamente corretos, uma vez aprendido, o hábito de elaborar resumos torna-se praticamente automático.
         Para a compreensão de um texto, composto de palavras, frases, parágrafos, períodos e orações é necessário identificar as idéias acessórias, as idéias principais e as idéias centrais de cada parágrafo . 
      Acessórias são as idéias dispensáveis à compreensão do(s) enunciado(s).
Principais são as idéias indispensáveis à compreensão do(s) enunciado(s).
Centrais são a síntese das idéias principais.

1 – Enumere sucessivamente todos os parágrafos, independente de títulos e subtítulos do texto (1, 2, 3, 4, 5...).


2 – Extraia de cada parágrafo:
a) as idéias acessórias
b) as idéias principais
c) as idéias centrais


3 – Descarte as idéias acessórias.


4 - Agrupe as idéias centrais, retirando-as da apresentação em tópicos, e transforme-as num texto único, de sentido completo. Este texto, formado com as idéias centrais (do autor do texto), é o Resumo informativo ou analítico.


        Resumo informativo ou analítico contém as informações fundamentais contidas num texto, dispensando-lhe a leitura imediata; em periódicos científicos este resumo contém objeto de estudo, proposições ou pressupostos, marco ou referencial teórico, objetivos, metodologia, resultados e conclusões.


       Resumo indicativo ou descritivo descreve a natureza, a forma e o objetivo do texto escrito cujo conteúdo não pode ser apresentado abreviadamente; portanto, a leitura do texto completo é indispensável.

Carlos Fernandes
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/626838

Tema 1 "As várias formas de dizer uma mesma coisa:"

Etapa 1
Leitura e compreensão do texto  "As várias formas de dizer uma mesma coisa: quem conta um conto acrescenta um ponto.

referência no guia:“Obama pinta uma parede, e todo o mundo dá a foto”, págs. 16-17


Questão 1

     Estudantes façam a leitura do texto descrito acima e procure observar as informações que lhe ajudaram a reconhecer  as informações nele destacadas. A seguir, faça um resumo do mesmo, concentre a atenção nas informações referentes à importância da eleição de Barack Obama e ao fato de este ter pintado uma parede na véspera de sua posse. Observe que o texto do Guia é analítico e tem função didática.Procurem estudar para debate em grupo e postem as respostas em seus blogs.


Questões:

a) Qual a relevância dada a tal notícia pela imprensa internacional e nacional?

b) Por que razões a mídia brasileira reproduz com destaque essa notícia de pouco interesse para o povo brasileiro?

c) O que vocês pensam sobre a preocupação demasiada com a eleição nos Estados Unidos.

d) Por que a eleição em outros países não tem o mesmo espaço na mídia brasileira? ( O caráter ideológico, político e econômico da notícia pode ser discutido.)

e) Do segundo parágrafo, destaque os sentidos de "mídia impressa e eletrônica", "marketing da notícia", "assessores de imprensa","marqueteiro". (Pesquisem sobre estes tópicos para lhe dar base para o debate)

f) Depois de rever todos os tópicos, qual é a conclusão do grupo?

g? No terceiro parágrafo, observem que mais um fato é citado, o "fim da retirada do Exército de Israel da Faixa de Gaza" com o efeito de preservar a imagem de Obama.Havia alguma intenção nisto?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dez coisas que você pode fazer para ajudar a salvar a Terra

por Katie Lambert - traduzido por HowStuffWorks Brasil
     Tornar-se verde é mais fácil do que você pensa. Há pequenas coisas que você pode fazer todos os dias para ajudar a reduzir a emissão de gases estufa e causar menos impacto prejudicial ao meio ambiente. Cuidar da Terra não é apenas uma responsabilidade - é um privilégio. No espírito do Dia da Terra, o HowStuffWorks sugere 10 coisas que você pode fazer para ajudar a salvar a Terra.

Se você beber água engarrafada, recicle a garrafa
1. Preste atenção na maneira como você faz uso da água. As pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Toda vez que você fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, estará fazendo algo bom. Tem um vaso sanitário com vazamento? Você pode estar desperdiçando 756 litros de água por dia [Fonte: EPA (em inglês)]. Tente beber água de torneira em vez de água engarrafada, assim, você não estará desperdiçando todas aquelas embalagens também. Lave suas roupas em água fria quando puder.

2. Deixe seu carro em casa. Se você conseguir ficar sem carro apenas duas vezes por semana, reduzirá as emissões de gases estufa em uma média de 720 Kg por ano [Fonte: EPA (em inglês)]. Aproveite as saídas para realização de pequenas tarefas como ir ao correio, a mercearia e ao sapateiro de uma única vez. Isso fará com que você economize gasolina e tempo. Você também pode aderir ao dia mundial sem carro, para mostrar a importância disso.

3. Vá caminhando ou vá de bicicleta até o trabalho, à escola e a qualquer lugar que puder. Você pode reduzir a emissão de gases estufa enquanto queima algumas calorias, além de melhorar sua saúde. Se você não consegue caminhar nem andar de bicicleta, use veículos de transporte de massa ou faça uma viagem em grupo, em um carro particular, para o local de trabalho ou estudo. Cada carro que não estiver nas ruas faz diferença.

4. Recicle. Você pode ajudar a reduzir a poluição simplesmente jogando aquela lata de refrigerante em uma lixeira diferente. Se você estiver tentando escolher entre dois produtos, opte por aquele com menos embalagem. Se um prédio de escritórios com 7.000 trabalhadores, reciclasse todos seus refugos de papel de escritório durante um ano, seria o equivalente a tirar quase 400 carros das ruas [Fonte: EPA (em inglês)].

5. Adubo. Pense no quanto de lixo você faz em um ano. Reduzir a quantidade de dejetos sólidos que você produz em um ano significa ocupar menos espaço em áreas usadas como depósito de lixo, de modo que seu dinheiro gasto em impostos pode ser utilizado em alguma outra área. Além disso, a compostagem é um ótimo fertilizante natural. Compostagem é mais fácil do que você pensa.
                                                       Foto cedida por Karim Nice

Ao transformar seus dejetos em compostagem, você pode reduzir a quantidade de lixo que você envia a depósitos

6. Troque suas lâmpadas. Lâmpadas compactas fluorescentes (CFLs) duram 10 vezes mais do que uma lâmpada padrão e utilizam pelo menos dois terços a menos de energia. Se você estiver fazendo compras de novos utensílios domésticos ou até mesmo aparelhos eletrônicos de uso doméstico, procure produtos ENERGY STAR, os quais atenderam às diretrizes da EPA e do Departamento de Energia dos Estados Unidos em relação à eficácia em termos de energia. Em 2006, o programa ENERGY STAR economizou energia equivalente à retirada de 25 milhões de carros das ruas e economizou para os americanos 14 bilhões de dólares em custos com serviços públicos [Fonte: ENERGY STAR (em inglês)].

7. Torne seu lar mais eficiente em termos de energia (em inglês) e economize dinheiro. Limpe seus filtros de ar, de modo que seu sistema não tenha de trabalhar em tempo adicional. Obtenha um termostato programável, de modo que você não esteja desperdiçando energia quando não estiver em casa. Quando for dormir, reduza a regulagem do termostato - você não sentirá falta daqueles graus extras de calor ou de ar condicionado enquanto estiver dormindo.

8. Faça a manutenção de seu carro. Pneus não cheios diminuem a economia de combustível em até 3% e levam a um aumento de poluição e maiores emissões de gases estufa [Fonte: EPA (em inglês)]. O fato de não estarem cheios também aumenta o desgaste do pneu, de modo que você economizará dinheiro a longo prazo se fizer a verificação da pressão do pneu. Você também pode optar pelo motor flex e usar o etanol ao invés da gasolina.


Pneus não cheios diminuem sua economia de combustível e levam ao aumento da poluição

9. Dirija de modo mais inteligente. Diminua a velocidade - dirigir a cerca de 90 km/h em vez de 110 km/h na rodovia proporciona uma economia de até 6 quilômetros a cada 3,5 litros. [Fonte: Consumer Guide Automotive (em inglês)]. Acelerar e freiar de forma muito abrupta pode, na verdade, reduzir sua economia de combustível; deste modo, pegue leve nos freios e no acelerador.

10. Desligue as luzes quando não estiver na sala e tire da tomada os fios dos utensílios domésticos quando não estiverem sendo utilizados. Leva apenas um segundo para ficar consciente em relação ao meio ambiente
.http://ambiente.hsw.uol.com.br/salve-a-terra.htm

Que vocês tenham uma semana abençoada..