terça-feira, 25 de agosto de 2009

Alunos assunto referente: Resumos

         Atenção meus queridos.
         Por mais trabalhoso seja, inicialmente, o exercício para se aprender a fazer resumos válidos e acadêmicos, metodologicamente corretos, uma vez aprendido, o hábito de elaborar resumos torna-se praticamente automático.
         Para a compreensão de um texto, composto de palavras, frases, parágrafos, períodos e orações é necessário identificar as idéias acessórias, as idéias principais e as idéias centrais de cada parágrafo . 
      Acessórias são as idéias dispensáveis à compreensão do(s) enunciado(s).
Principais são as idéias indispensáveis à compreensão do(s) enunciado(s).
Centrais são a síntese das idéias principais.

1 – Enumere sucessivamente todos os parágrafos, independente de títulos e subtítulos do texto (1, 2, 3, 4, 5...).


2 – Extraia de cada parágrafo:
a) as idéias acessórias
b) as idéias principais
c) as idéias centrais


3 – Descarte as idéias acessórias.


4 - Agrupe as idéias centrais, retirando-as da apresentação em tópicos, e transforme-as num texto único, de sentido completo. Este texto, formado com as idéias centrais (do autor do texto), é o Resumo informativo ou analítico.


        Resumo informativo ou analítico contém as informações fundamentais contidas num texto, dispensando-lhe a leitura imediata; em periódicos científicos este resumo contém objeto de estudo, proposições ou pressupostos, marco ou referencial teórico, objetivos, metodologia, resultados e conclusões.


       Resumo indicativo ou descritivo descreve a natureza, a forma e o objetivo do texto escrito cujo conteúdo não pode ser apresentado abreviadamente; portanto, a leitura do texto completo é indispensável.

Carlos Fernandes
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/626838

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