sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ENEM 2009 pegar perguntas para postar respostas

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/enem2009/anglo/questoes_simulado_enem-anglo.pdf

"TEMA 1" Etapa 1 "Leitura e compreensão do texto" As várias formas de dizer uma mesma coisa: quem conta um conto acrescenta um ponto.(referência no guia:“Obama pinta uma parede, e todo o mundo dá a foto”, págs. 16-17)


"
Questão 1
Estudantes façam a leitura do texto descrito acima e procure observar as informações que lhe ajudaram a reconhecer as informações nele destacadas. A seguir, faça um resumo do mesmo, concentre a atenção nas informações referentes à importância da eleição de Barack Obama e ao fato de este ter pintado uma parede na véspera de sua posse. Observe que o texto do Guia é analítico e tem função didática.Procurem estudar para debate em grupo e postem as respostas em seus blogs.
a) Qual a relevância dada a tal notícia pela imprensa internacional e nacional?
b) Por que razões a mídia brasileira reproduz com destaque essa notícia de pouco interesse para o povo brasileiro?
c) O que vocês pensam sobre a preocupação demasiada com a eleição nos Estados Unidos.
d) Por que a eleição em outros países não tem o mesmo espaço na mídia brasileira? ( O caráter ideológico, político e econômico da notícia pode ser discutido.)
e) Do segundo parágrafo, destaque os sentidos de "mídia impressa e eletrônica", "marketing da notícia", "assessores de imprensa","marqueteiro". (Pesquisem sobre estes tópicos para lhe dar base para o debate)
f) Depois de rever todos os tópicos, qual é a conclusão do grupo?
g) No terceiro parágrafo, observem que mais um fato é citado, o "fim da retirada do Exército de Israel da Faixa de Gaza" com o efeito de preservar a imagem de Obama.Havia alguma intenção nisto?
ETAPA 2 "Comparação das primeiras páginas dos jornais"
Questão 2
Observem as primeiras páginas dos jornais citados e leiam as análises delas nos resumos.Listem os elementos importantes de cada resumo. Postem os elementos destacados pelo grupo.
Questão 3
Compare as informações listadas (com base nos resumos) e observe o espaço que a notícia da posse de Obama ocupa nas primeiras páginas dos jornais brasileiros, é possível afirmar que algum periódico dá mais destaque do que outro ao fato?
Questão 4
Retornando os elementos da questão 3, quais serão os outros fatos diretamente influenciados pelo aspecto político (Uma vez que se trata de uma sucessão presidencial), de acordo com cada periódico , e mereceram, portanto, um destaque especial?
Questão 5
Como cada jornal avalia a eleição de Obama? De formar positiva ou negativa? As justificativas apresentadas são as mesmas?
ETAPA 3 “ Analise do uso da linguagem não verbal e reescrita da noticia.”
Questão 6
Todos os jornais mencionados fazem uso de uma foto em que Barack Obama aparece pintando uma parede. Analise com o grupo as semelhanças e as diferenças no tratamento da imagem dado pelos referidos periódicos. 

Questão 6

Todos os jornais mencionados fazem uso de uma foto em que Barack  Obama aparece pintando uma parede. Analisem as semelhanças e as diferenças no tratamento da imagem dado pelos referidos periódicos.
 Questão 7

Formem grupos e, mobilizem-se todas as observações feitas até aqui sobre a confecção de uma notícia, tentem reconstruir a notícia da posse de Obama utilizando os dados de cada resumo (fornecidos nas páginas 16 e 17 e discutidos nas etapas anteriores).

Cada grupo deverá adotar a ótica de um dos periódicos (O Globo, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense) sem revelar aos demais (nesse momento) qual o ponto de vista escolhido. Os grupos redigirão um texto de, no máximo, 15 linhas. Depois de pronto, o texto deverá ser lido em voz alta por um aluno de cada grupo, que deverá “encarnar” a figura de um repórter de telejornal.
Etapa 4 | Leitura e análise das chamadas da primeira página
A primeira página de um jornal é a última do veículo a ser finalizada na montagem, porque fica à espera dos assuntos mais “quentes” até parte da noite. Ela é tão importante que é habitual, em todos os jornais que circulam pela manhã, ser  eventualmente refeita no meio da noite para inlusão de um novo fato. Em algumas ocasiões, a substituição é da própria manchete, a chamada principal da primeira página. A manchete e as demais chamadas, em títulos menores, devem dar ao leitor vontade de comprar o jornal. Por isso, são utilizados recursos gráficos e linguísticos especiais. Devem conter a essência da informação, segundo o viés que mais interessa ao leitor, sob a ótica do veículo. Por ser um título, há regras criadas para a sua construção, como evitar o uso de determinados sinais de pontuação (doispontos, ponto-final, pontos de exclamação e interrogação,

travessão, parênteses, reticências); o verbo, preferencialmente, é utilizado no presente e na voz ativa; os artigos devem ser evitados; as maiúsculas marcam só o início das chamadas e os nomes próprios etc.

Questão 8
Coletivamente, analisem a manchete da primeira página dos respectivos jornais indicados no texto. Qual a manchete do dia? Como foi organizada graficamente Qual seu assunto? Como a manchete foi linguisticamente construída? Há pontuação? Qual o tempo verbal utilizado? Há artigos definidos ou indefinidos? Há adjetivação? Etc.
Questão 9
Assistam a dois ou três telejornais e observassem o tratamento que cada um dá a um mesmo fato. Escolham o fato (pode ser uma ocorrência nacional ou internacional, no âmbito político, econômico, social, cultural, ambiental). Percebam o modo como cada emissora de TV divulga o fato. Seria interessante que observassem (e registrassem, por escrito), por exemplo, se há chamada inicial, seguida de interrupção do noticiário para o intervalo comercial; se o fato é anunciado no início e somente é divulgado no fim do noticiário; ou se é referido somente no término, sem ter sido anunciado; se a emissora considera o fato importante (observar quanto tempo destina  ao fato, comparando-o com o tempo gasto com a divulgação de outros acontecimentos); se há imagens do fato acompanhando a narrativa feita pelo jornalista; se as imagens são as mesmas em cada telejornal; se a emissora opta pela aparência de objetividade ou de subjetividade no trato do acontecimento.

Etapa 5 | Análise da pesquisa
Alunos exponham o que foi dito em sala oralmente, de forma crítica, tudo o que vocês observaram sobre os fatos divulgados os telejornais.

domingo, 20 de setembro de 2009

Tema 2 A construção do texto opinativo

referência no GUIA
“Nações não tão unidas”, págs. 68-71
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Etapa 1 | Reconhecimento do texto opinativo

Façam o resumo do texto “Nações não tão unidas”,e façam
um levantamento dos vocábulos que desconhecem e procurassem seu significado no dicionário.
Questão 1
Levando em conta seus conhecimentos adquiridos (ao longo das várias etapas da escolaridade) acerca dos tipos de texto, Pense e reflita sobre as características do texto lido.
Quais são as características do texto lido?
Como ele está organizado?