sábado, 7 de novembro de 2009

Etapa 3 | Familiarização com os critérios de correção do texto dissertativo.

.(Leiam as páginas páginas 154-155).
A televisão é o mais importante veículo de comunicação de massa.O homem tem se relacionado de modo negativo com tal mídia. As novelas, ainda que bastante estereotipadas, são vistas por milhares de pessoas. Aos domingos, muitos também gastam seu tempo com programas de auditório repetitivos. Desse modo, observa-se que, durante a semana, diversos indivíduos assistem às mesmices na novela e, no domingo, acompanham-nas nos programas de auditório. A liberdade e a democracia, conquanto sejam ideais dos homens. Hoje em dia, portanto, os telespectadores selecionam criteriosamente o que ver e, assim, mantêm uma relação inteligente com a TV.
O texto foi propositalmente redigido sem falhas na ortografia, na regência, na pontuação e na acentuação; o objetivo disso é que vocês percebam a escrita de um texto como algo que vai além do domínio da norma culta.
Questão 6
Levando em consideração os critérios de avaliação do texto dissertativo referidos nas páginas 154-155, apontem quais os defeitos do texto transcrito , a respeito do tema “As relações entre o homem e a TV”, e procurem analisar o seguinte:
Aspectos coesivos referentes

a) ao emprego de conectores entre as orações,os períodos e os parágrafos;
b) à estruturação sintática dos períodos; Aspectos macroestruturais relativos à
c) adequação entre tema e tese;
d) adequação entre tese e desenvolvimento;
e) apresentação de argumentos;
f) formulação do desfecho.
Baseando-se nos critérios de correção apontados, uma análise possível seria esta:
I) Note a quebra entre o primeiro e o segundo parágrafos, pois as afirmações não se coadunam inicialmente, o enunciador está centrado nos meios de comunicação; na assertiva que segue, sem nenhuma marca que aponte um desvio de rota, o enunciador direciona o foco ao homem. A suposta tese colocada no parágrafo inicial indica um caminho a seguir no desenvolvimento. Porém, sem aviso, toma um rumo diferente no suposto desenvolvimento, que certamente, em razão disso, exigiria a formulação de uma outra tese.
II) Observe que o conectivo “desse modo”, que inicia o terceiro parágrafo, foi utilizado de forma equivocada. Tal conectivo deve introduzir um enunciado que explicite, ratifique ou ilustre a sequência anterior. No caso em questão, convém notar que as informações do segundo e do terceiro parágrafos são as mesmas. Temos, então, duas falhas: uma na coesão, relativa ao mau uso do conectivo; outra na progressão textual, levandose em conta o fato de não haver no trecho, como deveria, o acréscimo de ideias, mas a mera repetição destas.
III) Veja que há uma falha grave na coesão quando se chega ao quarto parágrafo. Primeiramente, verifica-se que o enunciado está “solto”, isto é, não se relaciona nem com a sequência anterior nem com a posterior. Em segundo lugar, constata-se um problema na estruturação sintática do período: note-se
a incompletude deste. Em “a liberdade e a democracia, conquanto sejam ideais dos homens”, falta o predicado da oração principal. O enunciador começou a sequência da oração principal, interrompeu-a (com uma oração subordinada adverbial concessiva) e se esqueceu de completá-la.
IV) Note que o conectivo “portanto” do último parágrafo também não se justifica; nesse caso, observa-se que a ideia apresentada no fim do texto está em desacordo com a expressa no segundo parágrafo. Aqui, há duas falhas: uma na coerência, em vista da incompatibilidade de ideias; outra (nesse caso, decorrente
da primeira) na coesão. (Não é possível ligar informações incompatíveis por meio do conectivo “portanto”; este deve introduzir um enunciado que evidencie explicação, confirmação ou decorrência do que fora dito antes.)
V) Observe, também, que há um equívoco no que diz respeito à formulação da tese. Se o tema proposto é “As relações entre o homem e a TV”, qual a razão de começar dizendo que “A televisão é o principal veículo de comunicação de massa”? Tal formulação de tese poderia ser aceitável se o tema fosse, por exemplo,
“Os meios de comunicação de massa” ou “A importância dos meios de comunicação na atualidade”. A tese deveria explicitar algo acerca de como o homem interage com a TV. Convém ainda uma observação relativa ao “modo de dizer” do enunciador: afirmar algo de modo tão genérico pode ser bem perigoso, do ponto de vista da persuasão. No caso, alguém poderia poderia facilmente contra-argumentar assegurando, por exemplo, que o mais importante veículo de comunicação de massa é a internet (ou o rádio). É preciso cuidado, portanto, com o uso de generalizações.
VI) Deve-se notar também que do ponto de vista da persuasão não é nada eficaz uma afirmação como esta: “O homem tem se relacionado de modo negativo com tal mídia”. Nesse caso, seria muito mais elucidativo demonstrar o que seria este “modo negativo” por meio de exemplos, comparações, enumerações.
VII) Observa-se que o texto está cheio de afirmações, contudo desprovido de argumentos capazes de comprová-las. Além do uso da expressão “modo negativo”, é possível observar outros vocábulos, como “liberdade”, “democracia”, “relação inteligente”, utilizados, no texto, de modo absolutamente impreciso,
pelo fato de serem polissêmicos e de o enunciador do texto não ter explicitado o sentido empregado em cada caso.

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