quarta-feira, 21 de outubro de 2009


d) Por que a eleição em outros países não tem o mesmo espaço na mídia brasileira? ( O caráter ideológico, político e econômico da notícia pode ser discutido.)
No âmbito jornalístico, o vocábulo notícia designa um relato de fatos atuais, de interesse público. Há uma crença, aliás bastante disseminada, de que os relatos dessa natureza, ou seja, acerca de dados extraídos da realidade, sejam desprovidos de qualquer subjetividade, portanto dignos de total confiança por parte do leitor ou espectador em virtude do enfoque objetivo do enunciador do texto. Quantas vezes não se observa alguém ser levado a acreditar em algo pela simples razão de tê-lo visto em um renomado telejornal? Ou de ter lido em um jornal ou numa revista de grande circulação? Conhecendo sua influência sobre a sociedade, a mídia busca interferir direta ou indiretamente nas decisões dos brasileiros a favor de seus próprios interesses sejam eles políticos, econômicos ou ideológicos. A eleição em outros países , não interferem tanto em nossa sociedade, como as eleições nos Estados Unidos,Portanto, é certo que a mídia não gastaria seu tempo , com tais informações.  
e) Do segundo parágrafo, destaque os sentidos de "mídia impressa e eletrônica", "marketing da notícia", "assessores de imprensa","marqueteiro".
Também conhecida como mídia offline, a mídia impressa é um meio de comunicação, o qual refere-se particulamente aos materiais, de caráter publicitário ou jornalístico, que são impressos em gráficas, birôs de impressão, ou em locais específicos. A mídia eletrônica refere-se ao conjunto de meios de comunicação que necessita de recursos eletrônicos ou eletromecânicos para que o usuário final (audiência ou público) tenha acesso aos conteúdos - de vídeo ou áudio, gravados ou transmitidos em tempo real. O marketing propõe (ou imagina) efeitos para um determinado evento(No caso, a eleição de Obama). Assessores de Imprensa é o trabalho feito através dos meios de comunicação em espaços redacionais não pagos;Assessoria de imprensa diferencia-se da publicidade, cujos anúncios são pagos. Marqueteiro é a pessoa ou profissional do Marketing.O tema toda vida é utilizado pela imprenssa, para designar especificamente aqueles profissionais que fazem " marketing político " . Contudo com a expressão carrega um viés depreciativo estes preferem ser chamados de profissionais de MARKETING POLÍTICO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário