quarta-feira, 21 de outubro de 2009

f) Depois de rever todos os tópicos, qual é a conclusão do grupo?
Quantas vezes não se observa alguém ser levado a acreditar em algo pela simples razão de tê-lo visto em um renomado telejornal? Ou de ter lido em um jornal ou numa revista de grande circulação? Contudo, é preciso atentar para o fato de que o meio (tevê, jornal, rádio, internet), por mais que tenha a aparência de imparcialidade, deixa transparecer que houve uma opção. Em outras palavras, o produtor de um texto, embora possa afirmar absoluta fidelidade na reprodução dos dados, evidencia um julgamento pessoal (ou “institucional”) sobre um acontecimento, particularmente no momento em que confere destaque a determinados aspectos em detrimento de outros. Sabe-se que na verdade, não foi Obama quem decidiu pintar uma parede (o fato), mas, sim, seus assessores, com a intenção de criar uma imagem de uma pessoa comum. A ação de Obama foi metafórica ou seja ,ele usou uma figura de imagem para que as pessoas fizessem associações, acerca de sua pessoa, e procurou convencer seu público-alvo (os eleitores) de sua condição popular. O fato foi uma jogada de marketing, muito comum em eleições. Pode-se exemplificar , como vocês mesmos citaram, o caso de nosso presidente Lula, que usou sua imagem de metalúrgico, de pessoa simples, para alcançar seus objetivos, isso foi uma “jogada de marketing.
g) No terceiro parágrafo, observem que mais um fato é citado, o "fim da retirada do Exército de Israel da Faixa de Gaza" com o efeito de preservar a imagem de Obama.Havia alguma intenção nisto?
O "fim da retirada do Exército de Israel da Faixa de Gaza" teve o intuito de preservar a imagem de Obama.

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