sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Etapa 3 | Identificação de anafóricos, relações de causa e consequência e pressupostos.

Questão 4
Ao citar “a transição da ONU de protagonista a figurante entre os diversos atores da política internacional”, o autor ratifica sua tese?
Em sua tese, o autor afirma que “a ONU já foi o mais respeitável fórum de debate e encaminhamento multilateral dos problemas mundiais” e que atualmente “não consegue mais deter decisões tomadas unilateralmente por grandes potências econômicas”. (Atentar, nesse trecho, para o uso dos tempos verbais: “a ONU já foi” e “atualmente não consegue”; compara-se uma situação que se encontra num passado “terminado” com outra que se dá no presente.) O termo protagonista designa o personagem principal em livro, peça, filme ou novela; o termo figurante, por sua vez, designa aquele que tem participação insignificante em produções televisivas, teatrais ou cinematográficas. Levando em consideração a proposta inicial do autor, é possível observar que ele ratifica sua tese por meio de uma analogia: a ONU,na época de sua criação, foi um organismo internacional da mais alta relevância, ou seja, protagonista do cenário mundial; hoje, atua como figurante, passando quase despercebida.
Questão 5
Releia com atenção o excerto abaixo (final do terceiro parágrafo do texto):
“E parte da responsabilidade por essa mudança recai sobre a estrutura e o funcionamento da própria organização, que se baseia numa realidade  de 60 anos atrás.”
a) A que mudança o texto se refere? De acordo com o enunciador, essa mudança é consequência de algo. Para ele, qual seria uma das possíveis causas dessa mudança?
A mudança referida no texto é a transição da ONU de protagonista a figurante, o que, segundo o enunciador, em parte foi motivado pelo fato de a ONU não ter acompanhado as transformações econômicas ocorridas no mundo, pautando sua estrutura e seu funcionamento numa realidade de 60 anos atrás.

Um comentário: