sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Etapa 2 | Distinção entre tese e argumento

Questão 2

Qual a tese defendida pelo enunciador do texto “Nações não tão unidas”?
Observar que a afirmação central do texto é que a ONU vem perdendo seu poder político em face das decisões unilaterais das grandes potências econômicas, tese que está assim explicitada pelo produtor do texto: “Depois de mais de 60 anos de sua criação, a ONU, que já foi o mais respeitável fórum de debate e encaminhamento multilateral dos problemas mundiais, não consegue mais deter decisões tomadas unilateralmente por grandes potências econômicas, que seguem sem se importar com o ladrar da comunidade internacional”. Observar que é com base nessa ideia que todo o texto se desenvolverá.
Questão 3
Quais os argumentos utilizados pelo enunciador nos dois parágrafos iniciais para a defesa de seu ponto de vista?
Percebam  a combinação de argumentos mobilizados para convencer o enunciatário de que a ONU tem perdido sua força política. Em primeiro lugar, podemos observar que o provérbio “Os cães ladram e a caravana passa” é utilizado para designar a situação atual de desprestígio da ONU apontada pelo autor. Notem que aqui o uso da analogia, que será retomada posteriormente: o ladrar dos cães remete às tentativas malogradas de ações da ONU; o passar da caravana refere-se às ações das grandes potências econômicas.
No segundo parágrafo, podemos observar dois exemplos em que, mais uma vez, o autor confirma sua tese de enfraquecimento político da ONU e fortalecimento das nações economicamente poderosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário