sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Etapa 5 | Análise do emprego de operadores discursivos

Questão 9

Releia as seguintes partes do texto e grife os operadores discursivos,explicando o sentido de cada um.
1) “O provérbio árabe ‘Os cães ladram e a caravana passa’ refere-se a situações em que qualquer esforço se torna inútil contra uma decisão tomada por alguma força superior. E aplica-se perfeitamente à atual crise de identidade e de poder político por que passa a ONU.”
2) “Foi assim em 2003, quando o latir da ONU não foi capaz de impedir que os Estados Unidos e o Reino Unido passassem por cima da decisão da organização e invadissem, como uma caravana onipotente, o Iraque [...].”
3) “De nada adiantou a insistência de líderes mundiais para que a ONU interviesse [...].”
4) “A instituição [...] além de mediar conflitos internacionais e regionais, envolve-se [...] com questões de saúde, pobreza e meio ambiente [...].”
5) “Todos participam das discussões, mas apenas os membros permanentes têm poder de vetar qualquer proposta discutida – ou seja, basta uma das cinco grandes nações discordar da proposta, e ela não poderá ser adotada.
6) O Japão e a Alemanha [...] ficam de fora das principais decisões da ONU porque, em 1945, estavam do lado perdedor da guerra, junto da Itália.”
1) O provérbio árabe “Os cães ladram e a caravana passa” refere-se a situações em que qualquer esforço se torna inútil contra uma decisão tomada por alguma força superior. E aplica-se erfeitamente à atual crise de identidade e de poder político por que passa a ONU. Observar que a conjunção e traz a ideia de adição; deve, portanto, indicar o desenvolvimento do discurso, o acréscimo de uma informação nova.
2) Foi assim em 2003, quando o latir da ONU não foi capaz de impedir que os Estados Unidos e o Reino Unido passassem por cima da decisão da organização e invadissem, como uma caravana onipotente, o Iraque [...] Observar que a conjunção quando traduz a ideia de tempo; a conjunção como, nesse caso, estabelece uma comparação. [Notar que a conjunção como, dependendo do contexto, também pode denotar causa ;
(Ex.: Como estava doente, faltou à aula.) ou conformidade
(Ex.: Todos os convidados compareceram à festa, como estava previsto.)]
3) De nada adiantou a insistência de líderes mundiais para que a ONU interviesse [...] Observar que a locução conjuntiva para que indica finalidade.
4) A instituição [...], além de mediar conflitos internacionais e regionais, envolve-se [...] com questões de saúde, pobreza e meio ambiente [...]. Observar que o conector além de introduz um argumento terminante, como se fosse dispensável; a ideia, aqui, é convencer o interlocutor por meio de uma “prova cabal”.
5) Todos participam das discussões, mas apenas os membros permanentes têm poder de vetar qualquer proposta discutida – ou seja, basta uma das cinco grandes nações discordar da proposta, e ela não poderá ser adotada. Observar que o conectivo mas indica a oposição entre significados de duas partes do texto; a expressão ou seja é utilizada para esclarecer o que fora dito antes.
6) O Japão e a Alemanha [...] ficam de fora das principais decisões da ONU porque, em 1945, estavam do lado perdedor da guerra, junto da Itália. Observar que o conector porque refere causa.

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