segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tema 2 "A construção do texto opinativo"

RESENHA CRITICA
Etapa 1 OEsse texto em questão chama-se "resenha", e procurado , em especial  por leitores que buscam informações sobre cinema e teatro em jornais e revistas; embora, muitas vezes os estudantes desconhecem
o nome desse tipo de texto.
No que diz respeito aos componentes básicos do texto, é possível assegurar que são os seguintes:
a) um objeto (geralmente um evento comemorativo, uma partida esportiva, um filme, uma peça de teatro, um livro, um show, um concerto, um espetáculo de dança, uma exposição de obras de arte);
b) uma seleção de características consideradas relevantes do objeto, de acordo com a finalidade do enunciador, o público-alvo e o suporte.
Convém exemplificar: uma resenha crítica de livro no âmbito acadêmico é diferente de uma resenha crítica de livro na esfera comercial, jornalística ou publicitária. Na primeira, o enunciador, em geral, seleciona um aspecto da obra escolhida e busca abordá-lo com alguma profundidade e certo grau de detalhamento; desse modo, o texto é habitualmente mais extenso, pode ser de algumas laudas, por não se limitar aos dados básicos, como título da obra, nome do autor, síntese, editora.
Na segunda, se considerarmos que o suporte seja um jornal ou uma revista de grande circulação e que o objetivo seja a divulgação da obra, é provável que as informações ali presentes sejam o título, o nome do
autor, a síntese, a editora, o número de páginas e o preço. Observar também que o objetivo do enunciador define se a resenha será só descritiva (o enunciador pretende ser imparcial, tanto quanto possível) ou crítica (o enunciador intenta apresentar juízo valorativo).


Identificação dos elementos constitutivos do texto
Questão 1
Esse gênero é conhecido por vocês? Como se chama? Observem o texto lido, depreenda quais elementos estruturam textos desse tipo.O
Identificação dos elementos constitutivos do texto
Questão 1
Trata-se de qual tipo de gênero? Como se chama?Após ler o texto da ag.8, observe e responda , quais elementos depreendem deste texto?
referência no guia  "Divirta-se – Filmes – Quem Quer Ser um Milionário?", pág. 8
Etapa 1
Questão 2
Considere as principais características do gênero destacadas na questão 1 e faça um rol dos elementos constituintes da resenha lida. Trata-se de resenha somente descritiva ou crítica?
Os elementos que constituem o texto lido são os seguintes:
a) filme Quem Quer Ser um Milionário?; esse é o objeto a ser descrito;
b) nome do diretor; ano de lançamento do filme; síntese comentada do roteiro; essas são as características do objeto selecionadas pelo enunciador do texto.
Observar que o enunciador tem a intenção de, além de apresentar um resumo da história, opinar quanto a alguns aspectos do filme. Por essa razão, trata-se de uma resenha crítica.
Questão 3
Observar que o suporte dessa resenha é o Guia do Estudante. Se, por acaso, o suporte da resenha crítica fosse um suplemento cultural de jornal ou revista, é possível que isso acarretasse alguma diferença no texto? Quais poderiam ser os elementos constituintes de uma resenha sobre o filme Quem Quer Ser um Milionário? nesse caso?
Os mais prováveis elementos constituintes seriam estes:
nome do filme; ano de lançamento; duração;
tipo de filme (drama, romance);
nome do diretor;
nomes dos atoresprincipais;
síntese comentada do roteiro;
recomendação de faixa etária;
salas de cinema em que está em exibição e horários das sessões.
Questão 4
Quais seriam os prováveis elementos constituintes de uma resenha descritiva de uma peça teatral publicada em suplemento cultural de uma revista de grande circulação?
Os prováveis elementos constituintes seriam estes:
nome da peça; nome do autor;
nome do diretor; nome dos atores principais;
síntese do enredo;
endereço do local em que está em cartaz;
dia(s) da semana em que há apresentação;
horário(s);
duração; preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário