sexta-feira, 23 de abril de 2010

Etapa 2 | Relação entre textos

Questão 5

Releia a resenha sobre o filme Quem Quer Ser um Milionário? E identifique se há no texto referência a alguma outra obra. Levando em conta o modo como aparece no texto a remissão e o fato de ser o Guia do Estudante, qual ´poderia ter sido a intenção do enunciador ao mencioná-la?
Observem que o enunciador, no segundo parágrafo, compara as imagens de Quem  Quer Ser um Milionário? com as de Cidade de Deus, afirmando que a obra indiana  é inspirada na brasileira, especialmente no que diz respeito ao retrato das favelas. O enunciador solicita que o leitor veja mais informações sobre o assunto na página 10  do Guia. Nesta página, o filme Cidade de Deus aparece como mais um destaque do Guia, entre outras  produções cinematográficas, de períodos distintos. Levando em consideração que as fitas recomendadas possuem temática social e política, é possível crer que o enunciador tenha a intenção de auxiliar o estudante a  ampliar a visão e a compreensão dos conflitos nacionais e internacionais recentes.
Questão 6
Observem que o espaço da página 8 é totalmente dedicado ao filme Quem Quer Ser um Milionário?. Na parte superior da página, há a reprodução de uma cena possivelmente importante do filme; a parte inferior é ocupada pela resenha. O que há na cena? A resenha destaca alguma característica do protagonista? É possível estabelecer uma relação entre a ênfase nesses aspectos (não verbal e verbal) e o provável interlocutor do texto?
No texto não verbal, notem que no centro da imagem há um jovem, com olhar um tanto atônito; ao fundo, verificam se  vultos, de roupas coloridas, sob fortes luzes, em um auditório. Estes ovacionam o rapaz e jogam papéis picados sobre ele. No texto verbal, observar que há destaque para algumas características do
protagonista e determinadas circunstâncias que o envolvem: 
“Jamal Malik, um jovem favelado da Índia. Ele havia perdido a mãe quando criança e cresceu nas ruas junto com o irmão mais velho, Salim”. “O rapaz [está] prestes a ganhar o prêmio de 20 milhões de rúpias no programa de televisão Quem Quer Ser um  Milionário?valor máximo, jamais conquistado por ninguém.”
“Tanto o público quanto a produção do programa se espantam, cada vez mais, quando o menino que serve café numa empresa  de telemarketing acerta cada pergunta feita e avança rumo ao prêmio. Sua rica e traumática experiência de vida, porém, está na base dessa sabedoria.”
Tanto na imagem quanto na resenha há destaque para o fato de o protagonista ser um jovem; o texto sublinha ainda que ele é órfão e miserável, contrapondo essas características à sabedoria dele. Como

o suporte (Guia do Estudante) é destinado a jovens, parece evidente que a ênfase a essas características seja proposital. É possível crer numa tentativa de aproximar esses universos distintos, o de um jovem
brasileiro e o de um indiano, com o intuito de levar à reflexão sobre diferenças e semelhanças entre ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário