segunda-feira, 19 de abril de 2010

ATUALIDADES 1 SEMESTRE 2010 "Aprendendo a ler o Guia do Estudante – Atualidades Vestibular"

Tema 1
referências no guia Capas; carta ao leitor, págs. 4-5; sumário, págs. 6-7
Etapa 1 "Análise exploratória do suporte (Guia)"
Após ler as páginas acima e ter analisado o Guia , façam um levantamento sobre quais são os temas, como eles se subdividem , exponha o seu ponto de vista sobre os mesmos , comente sobre as chamadas da capa, que tipo de conteúdo ele traz? Qual sua impressão sobre o "Guia" , e  qual sua opinão sobre o Guia ter o título  "ATUALIDADES", o que você espera deste "Guia". Que tipo de leitores procuram esse "GUiA"?  Em grupo discutam e façam uma reflexão e entreguem para a nota.
Etapa 2
Análise e compreensão do suporte (Guia)
Analisem a organização do Guia propriamente dito, com a identificação das informações contidas em suas capas. Quais são as  capas do Guia que trazem muitas informações e os ajudam a compreender sua organização e função e, dessa forma, construir mapas cognitivos de predição dos conteúdos dos gêneros de textos incluídos.
Há no Guia quatro capas denominadas 
primeira capa (frontal ou principal);
segunda capa (no verso da primeira);
terceira capa (no verso da quarta);
e quarta capa (verso da primeira ou também denominada contracapa).
Há ainda a lombada, que apresenta indicações sobre a publicação. Inicialmente, analisaremos a primeira capa do Guia. As questões que seguem podem ser feitas oralmente, por escrito ou de ambos os modos.
                                          Essa é chamada de primeira capa.
Questão 1
Qual o nome deste suporte de textos? Esse nome indica sua função (objetivo)? Há índices linguísticos nos outros títulos (chamadas) da primeira capa que reiteram sua função? Quais são seus leitores potenciais (para quem ele foi escrito)? Como se pode pressupor pelo nome do suporte quem são esses leitores?
O nome do suporte é Guia do Estudante – Atualidades Vestibular. Sua função, como o próprio nome diz, é orientar, guiar os estudantes (pressupõe-se aqui a função pedagógica do suporte, uma vez que o público-alvo é aquele que estuda e quer aprender). Quanto ao título complementar (se assim podemos denominar) Atualidades Vestibular, ele indica que os textos que o compõem  versam sobre temas atuais (esse aspecto deve ser discutido em
questão específica, para que essa hipótese possa ser confirmada).
Eles fazem parte dos exames vestibulares (processo utilizado pelos cursos superiores de seleção/admissão dos estudantes). Mais uma vez a função pedagógica do suporte aparece no vocábulo “vestibular”, agora determinando que ele é dirigido a estudantes que tendem
participar de exames de seleção/admissão promovidos pelas instituições de ensino superior. Ela direcionou a escolha da pauta do Guia e da organização de seus textos. O Guia é mais do que um conjunto de informações (típicas de jornais diários ou de revistas semanais) que se perdem no contexto de sua produção. O Guia pretende orientar os leitores a aprender os conhecimentos que costumam fazer parte das questões dos exames vestibulares. Os temas desenvolvidos no Guia são objetos de pesquisa do que costuma
ser mais comum em questões de vestibulares. A maioria deles prevê em seus programas um conteúdo denominado atualidades. Os temas de interesse social são a matéria do Guia. Destaque esses temas de interesse coletivo que perpassam os textos do Guia e devem
ser de domínio de todo cidadão, porque de uma forma mais próxima ou mais distante vão influenciar a vida pessoal de cada um (é comum nessa faixa etária certo distanciamento ou mesmo alienação em relação aos problemas coletivos). Podemos citar as chamadas colocadas na capa como exemplo (“Charles Darwin – 150 anos da revolucionária teoria da revolução", “A maioria da humanidade agora mora em cidades. Como resolver os problemas?”, “Oriente Médio – A polêmica eleição no Irã dos aiatolás”, “Antártida – 50 anos do tratado que salvou a região”, “Gripe suína – Entenda como funciona o vírus A/H1N1 e por que a  doença se tornou uma pandemia” etc.). O título Atualidades pode ser interpretado, portanto, como educação para a cidadania, proposta que vai além dos conteúdos clássicos das disciplinas escolares que costumam fazer parte das questões dos vestibulares. São conteúdos de vida que devem ser objetos de estudo do tempo presente. Outros índices da função pedagógica do Guia podem ser encontrados de forma explícita nas demais chamadas da capa como: “112 temas que caem nas provas”, “Prepare-se, analisamos as boas redações da Fuvest”, “Filmes e quadrinhos divertem e ensinam”, “Simulado: 52 questões com respostas e comentários”, “Aprenda a ler gráficos”, “50 resumos para você estudar”  .A função do Guia e a projeção de seus leitores potenciais e de suas expectativas interferem diretamente na escolha dos temas, dos gêneros de textos propostos, da linguagem que se emprega nesses textos, dos recursos gráfico-visuais utilizados etc.
Questão 2
Quantas e quais são as chamadas da primeira capa? Como se organizam graficamente? Todas utilizam o mesmo tipo de letra? Como são distribuídas? Quais são os temas destacados? Eles representam os principais problemas sociais da atualidade? Quantos e quais assuntos são tratados na primeira capa? Como podem ser classificados?
A primeira capa de qualquer suporte de texto é construída de maneira a chamar a atenção do leitor e ao mesmo tempo criar uma identidade visual para o suporte, de forma que o leitor possa identificá-lo por sua silhueta básica (todas as capas do Guia do Estudante – Atualidades Vestibular têm um mesmo formato básico). Este é o design da capa. Como o Guia é vendido em bancas de jornais e revistas, seu design deve ser similar às capas de revista que circulam na esfera jornalística, mas com identidade visual própria, isto é, o leitor ao se interessar pela publicação deve de imediato reconhecê-la entre as demais revistas existentes na banca. A capa é construída de forma que o leitor crie uma imagem visual da publicação, antevendo de imediato os conteúdos que ela irá apresentar.
A primeira capa do Guia apresenta uma foto maior no centro da página com uma chamada também tipograficamente maior. As demais chamadas se distribuem nas laterais da página, dando uma ideia de profundidade à capa. Além da distribuição gráfica, observam-se as cores fortes utilizadas, próximas da preferência de um leitor jovem. A página é multimodal, isto é, composta de mais de um modo de representação gráfica. As linguagens verbal e não verbal se interseccionam para criar uma imagem composta pelo código escrito, pela diagramação da página (layout), pelas cores, pelas imagens, pelo formato das letras, pela distribuição articulada dessas representações. São onze chamadas. Quatro apresentam fotos para ilustrá-las. A principal é denominada de “Dossiê: mundo urbano – A maioria da humanidade agora mora em cidades. Como resolver os problemas?” Dossiê em
jornalismo se caracteriza como uma pesquisa que se pretende completa sobre um tema de grande importância e apresenta análises diversas, opiniões, dados históricos, mapas, gráficos, tabelas, artigos escritos por especialistas, fotografias, definições, infográficos, conceitos etc. O dossiê é uma reportagem expandida. Ao distribuirmos as chamadas por categoria, nós poderíamos assim classificá-las:

  • Aquelas mais relativas aos problemas ambientais e, por consequência, políticos, sociais e econômicos, por exemplo, “Mundo urbano – A maioria da humanidade agora mora em cidades. Como resolver os problemas?”, “Antártida – 50 anos do tratado que salvou a região”. 

  • Aquelas mais relativas aos problemas políticos e sociais, por exemplo,“Oriente Médio – A polêmica eleição no Irã dos aiatolás”.

  • Aquelas mais relativas à função pedagógica do Guia, por exemplo, “Analisamos as boas redações da Fuvest”.
Questão 3

Há indicações, na primeira capa, sobre a instituição responsável pela publicação? Como essa instituição é representada? Você conhece outras publicações dessa instituição? Tem opinião formada sobre ela? Há indicações sobre a data/ano da publicação, número da edição, periodicidade, preço, formas de contato com a edição? Para que serve o código de barras colocado no lado direito no fim da página?
A instituição responsável pela publicação é a Editora Abril e vem representada por linguagem multimodal (linguagem verbal e não verbal). Há outras como já citado em aula como: as revistas Superinteressante, Veja, Contigo!, Quatro Rodas etc.Não há data específica indicada na primeira capa, mas, sim, o ano de 2010 (observe que se trata de uma reimpressão). Quanto á alguns questionamentos sobre as informações que já sofreram modificações no decorrer do tempo de publicação. A periodicidade do Guia é semestral (duas publicações em cada ano). Esse Guia, que agora está sendo distribuído, já foi objeto de estudo dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2009. A razão pela  segunda e a terceira capas estarem em branco, e que, por ser  uma publicação editada para a Secretaria de Educação, toda a publicidade foi suprimida. O preço do Guia nas bancas é 18,95 reais, e a forma de contato com a editora é www.guiadoestudante.com.br. Procurem entrar no link  e explorar o site e teçam comentários ou esclareçam dúvidas sobre o Guia. O código de barra serve para identificar o produto.  É uma etiqueta que permite o controle dos comerciantes sobre a venda de seu produto dentro de um sistema de inventário próprio.
Questão 4

Ao observar a página da primeira capa, o que chamou mais sua atenção? Por quê? Alguma informação despertou mais interesse? Qual? Por quê? Há alguma informação que levaria você a comprar o Guia? Qual?

Etapa 3

Leitura de fotos e legendas (quarta capa)
O Guia, por sua natureza jornalística, utiliza uma linguagem intencionalmente multimodal (linguagem verbal e não verbal). Já na primeira capa esse aspecto foi observado. Na quarta capa, há a predominância de uma foto com uma legenda que a complementa. A proposta é aprender a ler fotos e identificar os objetivos de utilização de legendas.
 
Questão 5

Desconsiderando-se a legenda da foto, responda: o que a foto mostra? Pelo cenário podemos supor o local e a época em que a foto foi tirada? Há narrativa na foto?

Questão 6

Observe agora a legenda da foto. Quais são as informações que podem ser identificadas no texto? Elas correspondem à cena da foto? Como interpretar o título da legenda “Terra nascente”?
Se possível, faça o exercício de leitura de outras fotos comparando, por exemplo, a foto analisada de caráter inusitado com fotos meramente ilustrativas.


Etapa 4

Leitura interpretativa da carta ao leitor
Após fazer a leitura dialogada do texto que está nas páginas 4 e 5, respondam: A carta ao leitor apresenta os pressupostos da construção do Guia, sua finalidade e seus objetivos. E vem assinada pelo responsável (editor) do Guia? Essa carta é organizada de forma particular, mesclando vários gêneros de textos, fugindo do padrão tradicional do gênero carta? A foto da página 4 é o mote para a introdução da carta. Ela causa certo estranhamento ao leitor e lembra o gênero editorial, inclusive por seu título. Por outro lado, o texto traz marcas explícitas do gênero carta. Observação: Editor é o responsável, na editora, pela publicação, neste caso, o Guia.?


Etapa 5

Análise do sumário
Após analisar o sumário do Guia constante das páginas 6 e 7, para debatermos em sala e depois  respondam as questões abaixo:
Questão 7

Como o sumário do Guia está organizado?
Questão 8

Por que as matérias jornalísticas foram separadas em temas?
Questão 9

Quais são os temas do sumário? Há intenção em sua sequência?
Questão 10

A relação entre tema e matéria jornalística está bem definida. Analise os títulos das matérias associadas a seus temas. Você faria um novo agrupamento? Daria novos nomes aos temas? Reclassificaria as matérias nos temas existentes? Se o sumário serve para facilitar a leitura, será que esse sumário em especial está bem construído?

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