sexta-feira, 23 de abril de 2010

Etapa 3 | Identificação da função persuasiva do texto

Questão 7

Considerando o que foi visto em relação aos elementos constituintes do texto e aos interlocutores, qual seria a função específica dessa resenha crítica?
A resenha em questão, além de destacar algumas das características de um dado objeto (filme), possui caráter crítico, na medida  em que o enunciador do texto deixa transparecer suas impressões a respeito da obra. Em razão de alguns aspectos do texto e do suporte, também se verificou que, para o resenhista, seu interlocutor mais provável é um jovem. Dessa forma, é possível concluir que a função dessa resenha seria, ao menos, despertar nos jovens o interesse pelo filme Quem Quer Ser um Milionário?.
Questão 8
O enunciador da resenha faz um juízo de valor favorável ou desfavorável ao filme Quem Quer Ser um Milionário?. Ele pretende convencer o público de algo? Comprove, transcrevendo trechos em que figurem procedimentos que se prestem à persuasão.
Note-se que o enunciador já inicia o texto com o claro intuito de enaltecer as qualidades do filme: “Grande vencedor do Oscar neste ano...” A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos
premia com o Oscar os filmes que considera os melhores de cada ano; assim, ao mencionar a premiação da obra, o enunciador já a destaca. No último parágrafo também se verifica o tom de elogio. Ele está
na adjetivação empregada para caracterizar aspectos intrínsecos do filme, como em “Quem Quer Ser um Milionário? é um ótimo retrato da Índia atual...” e “com uma narrativa envolvente e um ritmo intenso”.
O tom elogioso também aparece na referência aos aspectos extrínsecos, relativos aos prêmios que recebeu, como em “a fita ganhou oito das dez estatuetas a que concorreu no Oscar 2009:
melhores filme, diretor, roteiro adaptado, canção original, trilha  sonora, edição, mixagem de som e fotografia”.
Observar que a utilização desses expedientes constitui uma estratégia argumentativa, um recurso de texto para despertar o  interesse do leitor para assistir ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário