sábado, 22 de agosto de 2009

Simulado Enem 2009.

Apoio a Continuidade de estudos.

Temas para pesquisa
http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/blog/boletim-lista/index.shtml?185512

Neste módulo, você encontrará diversos textos, músicas, vídeos, sugestões de leitura, coisas interessantes que o ajudarão a entender a aplicação prática das cinco competências. Cada competência será valorizada em uma sessão.

Sempre haverá a referência bibliográfica utilizada e recomendada de cada tema de pesquisa de cada competência, assim como um convite a participar de um fórum e deixar registrado seu ponto de vista.

Há algumas questões de provas de ENEM de 98 e 99 que ilustrarão os temas estudados relacionados com as competências.

Você pode escolher a ordem que desejar para o seu estudo e consulta.

COMPETÊNCIA 1 - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das Linguagens Matemática, Artística e Científica.

Tema 1: Música, Política e História
O que fazer?
Examinar as relações entre produção musical, cultura e ideologia.

Texto Referencial

Bibliografia


Tema 2: Ficção científica no cinema
O que fazer?
Compreender as relações históricas e artísticas existentes na ficção científica.

Texto Referencial

Bibliografia


Tema 3: Máquinas simples e compostas: engrenagens
O que fazer?
Compreender as relações históricas e artísticas existentes na ficção científica.

Texto Referencial


Vídeo (em Real Video )
Nosferatu
(Nosferatu, eine Symphonie des Grauens. Alemanha, 1922. Friedrich Wilhelm Plumpe)
Agora que você concluiu sua leitura, viu filmes, aqueceu os neurônios, você pode passar a competência seguinte ou ver alguns exemplos de questões relativas à essa competência


COMPETÊNCIA 2 - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Tema 1: História da África: partilha colonial e descolonização

O que fazer?
Examinar algumas contradições da África contemporânea a partir de uma análise histórica.

Texto Referencial

Bibliografia

Filmografia


Tema 2: Mecanismo de transmissão nervosa e neuromuscular

O que fazer?
Conhecer o processo de formação e condução de eletricidade no organismo humano.

Texto Referencial

Bibliografia


Tema 3: Climatologia

O que fazer?
Conhecer os processos formadores das precipitações atmosféricas.

Texto Referencial

Bibliografia

Vídeo (em Real Video )
2001 : Uma Odisséia no Espaço
(2001: A Space Odyssey. EUA, 1968. Stanley Kubrick)
Agora que você concluiu sua leitura, viu filmes, aqueceu os neurônios, você pode passar à competência seguinte ou ver alguns exemplos de questões relativas a essa competência.


COMPETÊNCIA 3 - Selecionar, organizar, relacionar dados e informações representados em diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

Tema 1: História das cidades e do urbanismo, Desenvolvimento do universo urbano-industrial

O que fazer?
Examinar o processo de formação das cidades e identificar os problemas das metrópoles.

Texto Referencial

Bibliografia


Tema 2: Ecologia, turismo e desenvolvimento brasileiro

O que fazer?
Compreender os benefícios ambientais, econômicos e sociais do ecoturismo.

Texto Referencial

Bibliografia


Tema 3: Poder político, censura e tecnologia

O que fazer?
Entender as relações estabelecidas entre o poder e o controle das informações ao longo da história.

Texto Referencial

Bibliografia

Videografia

Vídeo (em Real Video )
Tempos Modernos
(Modern Times. EUA, 1936. Charles Chaplin)
Agora que você concluiu sua leitura, viu filmes, aqueceu os neurônios, você pode passar à competência seguinte ou ver alguns exemplos de questões relativas a essa competência.


COMPETÊNCIA 4 - Relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente.

Tema 1: Educação brasileira e Internacional

O que fazer?
Ler índices, interpretar dados e traduzi-los em conceitos.

Texto Referencial


Tema 2: História Medieval, castelos, recursos tecnológicos.

O que fazer?
Reconhecer os laços entre a tecnologia e as relações socio-culturais de um período histórico.

Texto Referencial


Tema 3: Meio ambiente, recursos tecnológicos e preservação

O que fazer?
Analisar as características da conservação e da preservação ambiental na sociedade contemporânea.

Texto Referencial

Bibliografia

Vídeo (em Real Video )
Astronomia e era espacial
Agora que você concluiu sua leitura, viu filmes, aqueceu os neurônios, você pode passar à competência seguinte ou ver alguns exemplos de questões relativas a essa competência.

COMPETÊNCIA 5 - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Tema 1: Desenvolvimento econômico, mobilidade e exclusão social no Brasil.

O que fazer?
Ler índices, interpretar dados e traduzi-los em conceitos.

Texto Referencial

Bibliografia


Tema 2: Canudos, poder político e movimentos sociais rurais no Brasil republicano

O que fazer?
Perceber os fatores que levaram à formação do arraial de Canudos.

Texto Referencial

Bibliografia

Videografia


Tema 3: Prisão Preventiva

O que fazer?
Refletir sobre aspectos controversos do sistema judiciário brasileiro.

Texto Referencial
Vídeo (em Real Player )
Etiópia: O Flagelo da Fome
Agora que você concluiu sua leitura, viu filmes, aqueceu os neurônios, você pode passar à competência seguinte ou ver alguns exemplos de questões relativas a essa competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário