quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Redação nos vestibulares

Redação nos vestibulares (Prof. Hélio Consolaro )
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/docs/conselhosdeultimahora

Paulatinamente, a prova de redação vem ganhando peso nos vestibulares. Como exemplo, o valor dela na soma total de pontos no exame das Faculdades Toledo de Araçatuba passou de 40% para 50%. Isto quer dizer que o total das notas de todas as outras matérias equivale à nota de redação. Isso demonstra que o ingresso na universidade depende cada vez mais de saber redigir.

Infelizmente, há alunos da 3ª série do 2º grau e de cursinhos que não perceberam esse fato, por isso não valorizam as aulas de redação ou não se submetem aos exer-cícios propostos pelo professor.

Sempre repito que o processo de alfabetização é contínuo, mas ganha qualidade quando a pessoa conseguir pôr no papel aquilo que pensa. Dizer que sabe, mas não consegue colocar o pensamento no papel, revela deficiência no domínio da língua escrita.

redigir bem significa ler sempre, redigir bem exige exercício constante da escrita, por isso a leitura nunca é tempo perdido, e escrever com constância é um hábito saudável. O adolescente que tem o hábito de fazer diário possui mais facilidade em redigir, pois exercita a escrita com mais freqüência.

Escrever não é vocação, é aprendizado. Como se aprende a bordar, mexer no com-putador, aprende-se também a escrever. Existem técnicas para isso.





Dissertação nos vestibulares



Prof. Hélio Consolaro



Leia bem a proposta de redação, gaste alguns minutos para entendê-la, pese e meça cada palavra, perceba se ela está no sentido denotativo ou conotativo, tudo isso faz parte da produção de um bom texto.



Se a proposta estiver solicitando sua opinião, não tenha medo de emiti-la. A banca irá examinar o texto e não, a opinião. Se você apresentou boa argumen-tação, escreveu coisa com coisa, períodos e parágrafos interligados, isso é o que vale. Seja sincero.



Caso tenha uma opinião formada, a sua tese já está elaborada, é só registrá-la adequadamente no primeiro parágrafo, depois argumente a favor dela no segun-do e no terceiro parágrafo, apresente um exemplo no quarto e conclua no quinto, reafirmando a tese.



Não transforme seu texto em desabafo nem em panfleto, com linguagem apai-xonada. A emoção deve ficar no rascunho, enquanto no texto definitivo, você deve chamar a razão para auxiliá-lo.



Não dispense o rascunho. Ele é a primeira versão do texto. Os escritores fazem várias versões de seus textos antes de publicá-los, não seja você, um iniciante, a querer dispensá-lo. Nele há possibilidade de melhorar o seu texto, alterar pala-vras, construir melhor os períodos, mudar a posição dos parágrafos.



Faça um bom texto, sem excesso de criatividade, nada de grandes lances, é a recomendação, pois a banca entenderá que saiu pela tangente para não enfrentar o assunto. Você NÃO tem o direito de correr o risco de jogar no lixo o esforço de vários anos por causa de um ímpeto, de uma bobagem. Boa sorte!



A redação nos exames vestibulares



Prof. Hélio Consolaro



Se a redação de seu exame vestibular for feita no mesmo horário de outras provas, como acontece nas Faculdades Toledo de Araçatuba, cuidado!



Sua primeira atitude ao receber a prova é ler e entender bem a proposta de redação. Perca alguns minutos nisso, pois um cochilo no seu entendimento pode lhe ser fatal.



Veja se a banca quer uma narração, uma dissertação ou uma carta argumentativa, por exemplo. Se a proposta pedir um texto em prosa, não se afobe, quer dizer que ele deva ser feito em parágrafos, nada de poema. Observe bem a quantidade de linhas. Há uma tolerância: cinco linhas a mais ou a menos.



A tendência atual é fazer da prova de redação também uma avaliação de leitura. Às vezes, os textos de apoio são uma ajuda ao estudante que conhecia pouco o assunto, outras, são uma armadilha para o vestibulando com dificuldade de leitura.



A banca dá um texto (ou vários) e pede ao vestibulando que dê sua opinião sobre o tema, que ficou implícito. Portanto ler e entender bem o(s) texto(s) não é perda de tempo.



Por que fazer a redação em primeiro lugar em vez de responder às questões? O vestibulando deve fazer o rascunho de sua redação, gastar uma hora com isso. Em seguida, partir para as questões. No final, com os olhos no relógio, reservar 30 minutos para a revisão do mesmo e escrituração do texto definitivo.



Assim, o vestibulando constrói seu texto com cabeça fria, sem ter se estressado com a outra prova. Além disso, passar a limpo o texto depois faz que o estudante ganhe distância crítica, melhore sua revisão. Isso facilita a descoberta de erros invisíveis, caso tivesse passado o texto a limpo logo após a montagem do rascunho.



Roteiro de correção de textos nos vestibulares



Prof. Hélio Consolaro



Diante da proximidade dos exames vestibulares, esta coluna continua a dar dicas sobre redação. Segue abaixo o roteiro de correção de textos:



1. A redação não pode fugir ao tema proposto. O conteúdo do texto precisa ter relação direta com o tema. Pode parecer uma regra óbvia, mas nem sempre ela é seguida.



2. É avaliada a capacidade do aluno de organizar os argumentos que fundamentarão a conclusão do texto. No caso de um texto narrativo, leva-se em conta a habilidade do autor na construção de personagens.



3. Uso adequado de conectivos (conjunções, preposições, pronomes). Para unir duas idéias contrárias, use conjunção coordenada adversativa: mas, porém, no entanto, en-tretanto.



4. Uso da língua na forma como ela é escrita, ou seja, é uma armadilha para o aluno o emprego de termos coloquiais, gíria e jargão. Expressões coloquiais só são aceitas na reprodução de diálogos.



5. Isso não significa que o texto tenha de ser empolado, de difícil entendimento.



6. A utilização correta dos recursos da língua. Em outras palavras, evitar erros gramaticais.

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